Dom Vicente reúne-se com Conselho da CNBB

conselhogeralDom Vicente Costa, Bispo Diocesano, está reunido com membros do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na sede da entidade, em Brasília, desde a manhã desta terça-feira,  27 de outubro. O encontro segue até quinta-feira, dia 29.

Participam deste Conselho a presidência da CNBB, constituída pelo Arcebispo de Brasília e presidente da entidade, Dom Sergio da Rocha; o Arcebispo de Salvador e vice-presidente, Dom Murilo Sebastião Krieger; o Bispo auxiliar de Brasília e secretário geral, Dom Leonardo Steiner, os presidentes das doze Comissões Episcopais Pastorais e membros eleitos dos Conselhos Episcopais Regionais.

Na manhã de hoje, os bispos discutiram e aprovaram a pauta de trabalho, que conta com assuntos diversos, e receberam o procurador-geral da República, Rodrigo Janot Monteiro de Barros, que apresentou a análise de conjuntura.

No decorrer do encontro, os bispos irão tratar da implementação dos decretos (Motu Proprio) do Papa Francisco: Mitis Iudex Dominus Iesus (Senhor Jesus, manso juiz) e Mitis et misericors Iesus (Jesus, manso e misericordioso), que trazem mudanças no processo de nulidade matrimonial.

Também constam na pauta da reunião: a organização da 54ª Assembleia Geral da CNBB, que acontecerá de 5 a 15 de abril de 2016; Ano da Misericórdia; 300 anos do Encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida e Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, com apresentação do texto base.

Amanhã, dia 28, o núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni D´Aniello, terá momento de partilha com os membros do Conselho Permanente. Haverá, ainda, apresentação do relatório sobre a 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família e encaminhamentos do Estudo 107A “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade”,  do documento sobre a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e  do diretório da Pastoral da Educação.