Eucaristia e Dízimo: sinal de partilha e amor

NOVENA_DOMGIL-0373Amados devotos da Mãe Aparecida, alegria e paz!

Estamos vivendo as alegrias do mês de novembro. Gostaria de partilhar com vocês, dois acontecimentos marcantes para a caminhada missionária do nosso Santuário, a saber: o Congresso Eucarístico Missionário Diocesano, que acontecerá nos dias 06, 07 e 08 deste mês; e a Campanha Diocesana do Dízimo, que tem sido uma prática de nossa Igreja Particular de Jundiaí.

No Congresso Eucarístico, poderemos perceber o quanto Deus esta presente na caminhada de seu povo. Serão diversas as atividades. Porém, em cada momento celebrativo, os fiéis são chamados a constatar a vitalidade e o amor que cada diocesano tem pela Eucaristia. Espero que se concretize em vossas vidas, amigos do santuário, o tema do Congresso: “A Eucaristia nos faz Igreja, comunidade de amor”.

A vivência desta verdade, proclamada por todos os cristãos da Diocese de Jundiaí, nos faz concluir que a Eucaristia deve sempre suscitar em nossos corações o desejo de assumir a comunidade paroquial como um local privilegiado de encontro com o Ressuscitado presente na Eucaristia, que exige de nós comprometimento com os mais pobres e excluídos da sociedade.

Assim como toda a ação missionária da Igreja, bem como os seus movimentos e pastorais, o Dízimo deve estar sempre unido à Eucaristia. Pois sendo a Eucaristia o comprometer-se com a causa dos pequenos, o Dízimo pressupõe o mesmo comprometimento, pois só é capaz de dar, aquele que do Pai pode receber o maior presente: Cristo na Eucaristia!

“Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos!” (1Jo 3,1). Este é o maior presente que um cristão pode receber. Como retribuir a esse grande presente? Muito simples! Primeiramente sendo mulheres e homens amantes da Eucaristia. Segundo passo: assumir a comunidade como a casa comum, onde todos tem direitos, porém, todos também tem seus deveres.

Partilhar e amar! Eis a missão de todo homem e mulher de boa vontade, que na Eucaristia alimenta a sua espiritualidade, e a partir dessa prática, reconhece que uma Campanha do Dízimo, não visa tão somente arrecadar fundos, antes de tudo, manifesta o comprometimento com a comunidade, com a Igreja Particular, e principalmente com os pobres.

Que a Mãe Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil e do Nosso Santuário, nos ajude a viver com alegria os frutos que vamos colher  do Congresso Eucarístico Missionário, e a Campanha Diocesana do Dízimo.

No Espírito de Jesus,

Pe. Márcio Felipe.