Abertura da Porta da Misericórdia em Itu marca 49 anos da Diocese

porta-santa_itu_homeA Praça Padre Miguel, ou praça da Matriz, em Itu, recebeu na noite desta quarta-feira 6 de janeiro  a cerimônia de abertura da 3ª Porta Santa da Diocese de Jundiaí. A celebração foi o ponto alto das comemorações do 49ª aniversário de Criação da Diocese de Jundiaí, que vive o triênio preparatório para o Jubileu de Ouro em 2017.

A missa campal foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, e concelebrada por 60 presbíteros. Uma multidão de fiéis vindos especialmente das cidades de Itu, Salto e Jundiaí lotou a Praça da Matriz.

Após a missa, os fiéis seguiram em procissão até a Igreja do Bom Jesus – Santuário Nacional, onde cruzaram a Porta Santa. A passagem pela Porta Santa simboliza a entrada em uma nova dimensão de vida, que deve caminhar para a misericórdia daí em diante. Os fi´ris que atravessarem uma das três Portas da Diocese têm a oportunidade de receber indulgências plenárias se se confessarem, comungarem e praticarem as obras de misericórdia espirituais e corporais.

Na Diocese de Jundiaí, o Ano Santo da Misericórdia começou em 13 de dezembro, Domingo da Alegria, com a abertura da Porta Santa na Catedral Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí e, no dia 27 de dezembro, foi a vez do Santuário Senhor Bom Jesus, em Pirapora do Bom Jesus.

Fonte: dj.org.br