Acolher bem também é evangelizar

Amados devotos da Mãe Aparecida, alegria e paz!

pe_felipe_corpus_christiJá se passaram alguns dias do mês de junho. Mas ainda vamos viver muitas alegrias. Permitam-me destacar a celebração do Cerco de Jericó deste ano, que teve como tema: “não tenho ouro nem prata, mas o que tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda” (At 3,6).

Milhares de fiéis estiveram presentes nestes dias de oração. Muitos me questionaram: “padre de onde vem tanta gente”? Confesso que não soube dar uma resposta precisa. Até teria uma resposta pronta, como: “as pessoas estão voltando para Deus”; ou até mesmo: “muitos procuram a Deus, pois estão precisando de uma graça, ou um milagre…”, enfim, são inúmeros os motivos.

Dias antes do Cerco de Jericó, estive no Santuário Nacional de Aparecida. Lá, fui surpreendido por uma frase que muito me chamou a atenção: “acolher bem também é evangelizar”.

Eis aí, a meu ver, uma resposta precisa para o questionamento de muitos que se surpreenderam com a quantidade de pessoas: a acolhida que a casa da Mãe Aparecida tem proporcionado aos romeiros, peregrinos e paroquianos que vêm ao Santuário.

Tudo isso só é possível graças aos colaboradores e amigos do Santuário, que nesta casa não só se sentem acolhidos, mas têm a alergia de acolher a todos que acorrem à Virgem, Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.

Podemos perceber o quanto o nosso Santuário tem sido uma manifestação do rosto misericordioso de Jesus. O Cerco de Jericó, a cada dia, na pessoa dos pregadores, procurou mostrar a face desse Deus que ama e perdoa mediante o arrependimento sincero dos que erraram e desejam voltar para os braços do Pai.

De fato, “ouro e prata” (At 3,6) o Santuário não poderá oferecer aos que vem à Casa da Mãe Aparecida. Porém, na acolhida fraterna e no desejo de que cada um dos que buscam no Santuário a experiência do encontro com o Senhor, nos esforçaremos sempre mais para que todos se sintam acolhidos, evangelizados e amados por Aquele que nos levanta e nos convida a caminhar.

 

Que Nossa Senhora Aparecida, a primeira que acolheu e evangelizou o autor da evangelização interceda por nós.

No Espírito de Jesus,

Pe. Márcio Felipe.

Pároco/Reitor do Santuário.