Igreja ajuda a iluminar a consciência dos eleitores

debate_Na última semana que antecede o 2º turno das eleições para Prefeito em Jundiaí, no dia 24 de outubro, os candidatos Luiz Fernando Machado (PSDB) e Pedro Bigardi (PSD) aceitaram, pela segunda vez, o convite da Diocese de Jundiaí para participar de encontro na Cúria Diocesana.

“Nosso objetivo foi o de promover a conscientização dos fiéis diante da escolha dos candidatos, pois escolher um candidato é escolher um plano político, uma visão de homem e de cidadão, e escolher o futuro de nossa cidade”, afirmou padre Leandro Megeto, coordenador diocesano de Ação Evangelizadora, mediador do evento.

Dom Vicente Costa, Bispo Diocesano, agradeceu a presença dos candidatos e fez referência ao Capítulo IV, parágrafo 406 do Compêndio da Doutrina Social da Igreja Católica, que diz. “A Igreja encara com simpatia o sistema da democracia, enquanto assegura a participação dos cidadãos nas opções políticas e garante aos governados a possibilidade quer de escolher e controlar os próprios governantes (…) Uma autêntica democracia só é possível num Estado de direito e sobre a base de uma reta concepção da pessoa humana. Aquela exige que se verifiquem as condições necessárias à promoção quer dos indivíduos através da educação e da formação nos verdadeiros ideais, quer da “subjetividade” da sociedade, mediante a criação de estruturas de participação e co-responsabilidade”.

Os prefeituráveis responderam a cinco perguntas, previamente preparadas pela coordenação da Ação Evangelizadora, nos mais variados temas e focadas nas necessidades da cidade, e outras 10 perguntas feitas por representantes das 27 paróquias de Jundiaí, que foram definidas por sorteio. Em sua maioria, os questionamentos dessas pessoas se basearam em problemas e necessidades do bairro ou região em que residem. Saúde, Educação e Segurança foram temas frequentes. Não houve debate.

Luiz Fernando Machado e Pedro Bigardi  apresentaram seus planos de governo e prestaram contas de seus atuais mandatos de Deputado Estadual e Prefeito de Jundiaí, respectivamente.

Dom Vicente encerrou o encontro desejando sorte aos candidatos, destacando que aqueles que têm responsabilidades políticas não devem esquecer ou subestimar a dimensão moral da representação, que consiste no empenho de compartilhar a sorte do povo e em buscar a solução dos problemas sociais.

Mais de 200 pessoas ocuparam o Anfiteatro Pio XII da Cúria Diocesana durante a sabatina e os internautas puderam acompanhar a transmissão em tempo real, por meio de site oficial da Diocese de Jundiaí, com imagens da TV Arca da Aliança.