Diocese apresenta texto-base da CF2017

DSCN8046_homeA Diocese de Jundiaí reuniu na noite do dia 3 de fevereiro, autoridades e gestores públicos das 11 cidades do território diocesano, para apresentar o tema da Campanha da Fraternidade 2017, que é “Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”.

Este evento que já é tradição no calendário da diocese, tem por objetivo dialogar com as autoridades e gestores públicos, incentivando ações preventivas sobre o tema proposto ”Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”. Importante lembrar que esta preocupação com preservação da ecologia e meio ambiente já foram abordados nos temas da CF nos anos de 1986, 2004, 2007, 2011 e 2016.

A assessora do encontro foi a engenheira ambiental Keite Zybar Pereira. Keite falou da necessidade de todos agirem com atitudes de prevenção ambiental. Disse que os biomas – fragmentos de vegetação existentes em áreas urbanas e rurais, são importante para o equilíbrio ambiental e perguntou: “Será que estamos fazendo a lição de casa do que foi proposto nas edições anteriores?”. Colocou ainda um exemplo que está acontecendo agora: que o desequilíbrio ambiental provocado pela catástrofe com a barragem em Mariana (MG) tem fortes ligações com o surto de febre amarela atual, pois ele tem apresentado mais frequência em cidades próximas a Mariana.

O coordenador diocesano da Campanha da Fraternidade, Fabio de Sousa Noronha, e o padre Juverci Pontes, pároco da Paróquia Saõ Sebastião, de Cajamar, também falaram aos presentes.

Presente ao evento o Promotor de Justiça e Meio Ambiente, Dr. Claudemir Batallini, o deputado estadual, Junior Aprilanti, o prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, os secretários de Meio Ambiente de Itupeva, Renato Gonçalves, e o de Várzea Paulista, João José de Lima. Presidentes de Cãmara e também participaram, além  dos agentes de pastorais das 66 paróquias da Diocese, e representantes da sociedade civil.

No encerramento do evento o padre Juverci Pontes, Fabio Noronha, Dolaine Regina de Sousa Coimbra Santos e Maria Rosangela Moretti entregaram um exemplar do Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2017 aos presentes.

A partir de 1º de março agentes da Campanha da Fraternidade, da Pastoral Fé e Politica e do Fórum das Pastorais Sociais iniciam um programa de visitas às Câmaras Municipais das 11 cidades, onde durante as sessões ordinárias fazem uma apresentação do tema da CF 2017.