O povo brasileiro clama por Justiça

Amados devotos da Mãe Aparecida, alegria e paz!

Temos vivido nos últimos dias uma tensão sem igual. Os noticiários apresentam-nos um cenário político por demais desestruturado. Chegamos a concluir que a corrupção parece não ter fim.

Bem sabemos que estes escândalos não são de hoje. Podemos afirmar que no momento em que Adão e Eva se deixaram corromper pelas coisas do mundo, comendo do fruto proibido (cf. Gn 2,17), o pecado começou a atingir o coração dos que não buscam com sinceridade a Deus.

Diante de tanta corrupção, não podemos nos calar. Urge que o povo brasileiro se una para clamar por justiça. Vale lembrar que esta união não pode caracterizar uma defesa partidária, que tem cada vez mais destruído o país.

A justiça pela qual devemos clamar deve consistir em salvar o Brasil. Isso não acontecerá do dia para a noite. Será um longo caminho que devemos percorrer. Como não recordar o triste momento que o profeta Elias viveu quando chegou no fundo do poço, e sem vontade de caminhar pediu a morte a Deus. Diante do seu desânimo, Deus olha para Elias com um olhar compadecido e lhe diz: “Levanta-te e come! Ainda tens um caminho longo a percorrer” (1Rs 19,4-8).

A vida de Elias foi transformada. Ele se levantou e continuou a caminhar. Se quisermos um Brasil melhor, mais justo, não basta falar, fazer arruaça, quebrar o patrimônio público e privado.

É preciso ampliar os horizontes, e saber colocar em prática o mandato de Jesus: “amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei” (Jo 13,34). Somente com a vivência do pedido de Jesus será possível vencer a corrupção, as injustiças, que infelizmente tem crescido cada vez mais no ser humano.

Neste Ano Nacional Mariano, podemos vislumbrar a certeza de que as correntes da escravidão continuam a romper-se. Contamos com a proteção de Maria, a Senhora Aparecida, que há 300 anos, desde que foi encontrada nas águas do Rio Paraíba do Sul, garante a todos nós que não estamos sozinhos.

Frente a tantos escândalos de corrupção até podemos pensar: por que Deus não faz nada? Por que ainda inúmeros brasileiros morrem de fome, e por sua vez, os que nos governam estão lucrando absurdamente?

Não encontraremos uma resposta precisa, se não tivermos clareza que a nossa justiça não é a justiça de Deus. O que fazer então? Precisamos ser profetas! Que todos possamos nos unir, e clamar por meio do testemunho e mudança de vida, pela justiça de Deus, a justiça justa que não se baseia nos benefícios pessoais, ou de um grupo, em detrimento dos que sofrem.

Que a Mãe Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, continue a interceder por nós, para que continuemos a clamar pela mesma justiça de Deus.

No Espírito de Jesus,

Pe. Márcio Felipe.