Conheça a história de Nossa Senhora Desatadora dos Nós.

Nesta semana, nos dias 12, 13 e 14 de agosto, celebraremos em nosso Santuário Diocesano, o Tríduo e no dia 15 de agosto a Missa em honra a NOSSA SENHORA DESATADORA DOS NÓS.

Para ajudar-nos a celebrar melhor esta devoção, convido você a conhecer um pouco sobre a história, o ícone e seus significados e a oração de NOSSA SENHORA DESATADORA DOS NÓS.

História de Nossa Senhora Desatadora dos Nós
Como surgiu a Imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós?
Surgida na Alemanha no início do Século XVIII entre os anos de 1699 e 1700, a história de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, é uma das mais populares representações de Maria.
A imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós foi encomendada pelo cônego da Igreja de Sankt Peter am Perlach, Hieronymus Ambrosius Langmantel, localizado na cidade Augsburgo como agradecimento por uma graça alcançada.

O ícone de Nossa Senhora Desatadora dos Nós
O Ícone de Nossa Senhora Desatadora dos nós é a representação de Maria desatando os nós de uma fita e cercada por anjos. Foi pintada pelo artista Johann Melchior Georg Schmidtner, inspirando-se nos escritos de Santo Irineu de Lyon que diziam: “O nó da desobediência de Eva foi desatado pela obediência de Maria. O nó que uma fez por incredulidade o desfez a outra pela fé”. Além disso, existe uma referência ao capítulo 12 do livro do Apocalipse: “Um grande sinal apareceu no céu: uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua sob os pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça” (Ap 12,1).

Como a devoção a Nossa Senhora dos Nós ficou conhecida?
Inicialmente o destino da imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós seria a capela particular da família do Padre Hieronymus, porém devido a tamanha beleza e a mensagem que era transmitida, foi colocada na igreja de Sankt Peter am Perlach, para que os fiéis a venerassem publicamente.
Após a imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós ter sido colocada na igreja, começaram a ocorrer relatos de graças obtidos pelos fiéis que lá frequentavam, devido às inúmeras orações a Maria.
Após muito tempo essa devoção foi se expandindo e o povo nomeou esta representação tão importante de Maria como “Desatadora dos Nós”, tornando-se mais forte e mais popular pelo mundo.

Uma devoção sem limite territorial
Tamanha é a popularidade da devoção a Nossa Senhora Desatadora dos Nós, que mesmo séculos após a confecção deste ícone, ainda corre por todo mundo, sendo muito forte principalmente no Brasil e na Argentina, inclusive um de seus devotos mais conhecidos é o Papa Francisco, que conheceu a devoção a este ícone enquanto padre jesuíta durante seu doutorado na Alemanha, durante os anos 1980, após uma visita a igreja de Sankt Peter am Perlach, onde se encontra a pintura original.
A Imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós – Significados e Símbolos
Abaixo conheceremos a iconografia de Nossa Senhora Desatadora dos Nós:

O manto azul
O manto azul na imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, cor esta que representa os céus, e a ligação de Maria com Deus, já que ela é a mãe de Jesus Cristo Nosso Senhor.

A Túnica Vermelha
A túnica vermelha representa o amor de Deus, por estar sempre em sua presença, o Santo Arcanjo sempre trás consigo este amor que nos reconforta nos momentos de maior dificuldade.

Os Nós
Os nós, representam os nós dos problemas do dia a dia, problemas familiares, entre outros que Maria nos auxilia a desfazer e superar quando oramos para ela, seja quando oramos apenas uma Ave Maria, ou mesmo durante o Santo Rosário.

Os Anjos
Na imagem, encontramos a representação de Anjos, que demonstram que Maria está nos céus.

As estrelas
No ícone encontramos as estrelas, representando as doze estrelas citadas pelo apóstolo João em Ap 12, 1.

A lua e o sol
Assim como as 12 estrelas, a lua também nos remete a Ap 12, 1, onde o São João conta que a virgem estava com seus pés sobre a lua, e vestia o sol. Sol este que é representado pela luz que toma toda a imagem.

Oração a Nossa Senhora Desatadora dos Nós
Virgem Maria, Mãe do belo amor,
Mãe que jamais deixa de vir
em socorro a um filho aflito,
Mãe cujas mãos não param nunca
de servir seus amados filhos,
pois são movidas pelo amor divino
e a imensa misericórdia
que existem em teu coração,
volta o teu olhar compassivo sobre mim
e vê o emaranhado de nós
que há em minha vida.
Tu bem conheces o meu desespero,
a minha dor e o quanto estou amarrado
por causa destes nós.
Maria, Mãe que Deus
encarregou de desatar os nós
da vida dos seus filhos,
confio hoje a fita da minha vida em tuas mãos.
Ninguém, nem mesmo o maligno
poderá tirá-la do teu precioso amparo.
Em tuas mãos não há nó
que não poderá ser desfeito.
Mãe poderosa, por tua graça
e teu poder intercessor
junto a Teu Filho e Meu Libertador, Jesus,
recebe hoje em tuas mãos este nó………
Peço-te que o desates para a glória de Deus,
e por todo o sempre.
Vós sois a minha esperança.
Ó Senhora minha,
sois a minha única consolação dada por Deus,
a fortaleza das minhas débeis forças,
a riqueza das minhas misérias, a liberdade,
com Cristo, das minhas cadeias.
Ouve minha súplica.
Guarda-me, guia-me,
protege-me, ó seguro refúgio!
Maria, Desatadora dos Nós, roga por mim.